segunda-feira, 2 de março de 2015

Questionamentos limiares

Só eu que tenho a sensação de ser louca?
Pois ter essa vida baseada em ser ou não magra, projetar assim toda sua felicidade nesta questão. Tudo bem pensar assim quando a doença começou, aos 12 anos, mas agora com 24, poxa vida, até quando?
Estou tão cansada, estou aqui escrevendo com o estomago lotado de pipoca e pão! Um dia não faria mal, comer uma pipoquinha e fugir da rotina. ROTINA. A minha rotina é totalmente reversa à de uma pessoa normal, portanto meus questionamentos em relação a isto. Comer pipoca TODOS os dias, de forma compulsiva, vomitar, engordar, tomar remédios, deprimir, fingir sorrir, gastar o tempo me maquiando, gastando o dinheiro dos meus pais.
Por isso as vezes penso que dormindo o mundo é melhor, quero dizer, se eu dormir as pessoas esquecem que eu existo, meus pais não vão mais me criticar e eu não terei de comer. Quero mesmo melhorar, mas confesso que do jeito que sou isto nunca vai acontecer, pois sou uma pessoa que não toma atitude, não tenho animo para a vida. Sim, você está a ler uma depressiva escrever.
Tentei gravar uns vídeos e não consegui, minha aparência depressiva estava na cara, por mais bem feita que minha maquiagem estivesse, não conseguiu tapar a tristeza que estava nos meus olhos.
Sinto que todos ao meu redor sabem que sou depressiva, ou melhor, estou depressiva, e me acham frágil, fingem gostar de mim, me dizem que sou bela, que me maquio bem. Sinto que o mundo esta ali só esperando eu cortar os pulsos para ficar comprovado que sou deprimente. Nota-se que a palavra usada foi deprimente, sou deprimente!
Eu simplesmente não tenho forças e não estou preparada para mudar, não consigo fazer coisas simples, ajudar meus pais e eles estão desistindo de mim, assim como eu mesma desisti a um tempo. Faz tempo que não consigo manter uma dieta regrada, ou ao menos comer como pessoa normal, não estabeleço metas, tive comigo que estou ficando velha e com isso perdendo tudo o que há de bom em mim. Acho que a cada dia que passa meus neuronios se perdem com os remédios que eu tomo, penso que minha saúde não tem tanta vivacidade. Não sou frágil, talvez eu seja fraca.
As vezes queria que as pessoas entendessem que existem dois tipos de pessoas, as fracas e as fortes, ou melhor, dois momentos, da força e da fraqueza, e respeitar isso. Todos passam por cima dos sentimentos e apenas nos estereotipam.
Já não posso dizer que sou somente uma pessoa que sofre de bulimia, pois ela trouxe comigo a melancolia diária, meus altos e baixos, meu maior peso e o menor também, tomar laxantes e diuréticos como se fossem placebo. Enfim, a bulimia foi apenas o start, hoje sou uma pessoa cheia de coisas, abarrotadas, em nós, estes que não consigo desfazê-los, acho que para o meu caso teria de inventar um novo nome de transtorno.
Sabe, meus pais pensam que é somente preguiça, mas não é isso, eu JURO por Deus que não é, juro pela minha avó, é como se algo maior, muito maior que eu não deixasse eu sair do lugar ou não fazer o que tenho que fazer, é como se meu mundo fosse acabar, é um sentimento horrível!
Minha capa de invisibilidade é  a maquiagem, acho que me aperfeiçoei nesta arte, eu realmente amo fazer maquiagem, conheço muito bem o meu rosto e sei como contorna-lo para ficar como eu quero, e é assim que eu gosto que as pessoas pensem que eu sou, bonita e feliz, já que magra não posso ser.
Sabe, acho que falar de magreza não é o x da questão, não passa nem perto, acho que é apenas um assunto que ficou no passado mas minha cabeça ainda pensa que tem a ver. Os tempos passaram e o que eu mais quero hoje é ser feliz, manter meu humor no estado bom o dia inteiro. Conseguir falar bom dia, mas aquele bom dia para que a pessoa se sinta amada e querida e a partir dali começar realmente o dia. Conseguir olhar nos olhos das pessoas enquanto estou conversando. Não ter medo de expor minhas ideias por acha-las fracas ou sem cabimento, queria mostrar mais meu sorriso, mas não estou encontrando razões para sorrir.
Digo, eu encontro razões para agradecer a minha vida, agradeço a Deus pela minha família, que é excepcional, agradeço minha condição de ser humano, agradeço a educação que tive e a vida que meus pais me proporcionaram até agora. Acho que o erro está somente em mim, e eu não sei como conserta-lo, estou um pouco cansada de ir a psciologos, psiquiatras, nutricionistas e não adiantar em nada, porque não tenho força de vontade, vegeto.



Não sei se é bom eu idolatrar a Marilyn Monroe, mas me identifico tanto com os dramas pessoais dela, com as crises para dormir e outras sobre questionamentos existenciais. Aprecio acima de tudo o dom que ela possuia de atuar, de ser simpática e querida, tratar bem todo mundo, socialmente, enquanto por dentro havia solidão, sempre sozinha, como ela mesma dizia. Se olhar bem as fotos de Norma Jeane perceberá que o olhar dela é triste, na maioria deles, mas confesso que diante das cameras ela consegue ludibriar este fato com muita sabedoria. Era isso que eu queria saber fazer, pelo menos isso. Mas estou preferindo ser feliz e não fingir, ou seja, ser feliz na frente e atras das câmeras.
Rezo para que esse dia não se tarde. Amo vocês, todos.
Beijos, Polly.

5 comentários:

  1. Eu me perguntei a mesma coisa. Fiz 18 anos há um mês e percebi que sou adulta agora. Como posso ter um distúrbio alimentar e estudar, trabalhar, fazer o que gosto? Não me preocupar com o peso, as calorias...ser feliz? Tive um período assim ano passado, só queria dormir e não acordar mais. MAS você tem que querer mudar, porque só assim as coisas melhoram. Sei que é clichê e que você está nessa há muito tempo, mas é verdade.
    Uma coisa que me ajuda sempre é ver vídeos da Kati Morton no youtube. Ela fala de tudo: TA, ansiedade, depressão, bipolar...tudo! Isso me ajudou muito (é em inglês, mas acho que alguns tem legenda). Dá uma olhada lá, sério.
    No site dela tem um workbook para TA, em que você analisa como isso começou (sabemos que não é sobre comida na realidade), seus sentimentos, coisas que você pode fazer para tentar mudar a situação.
    Eu deletei meu blog, mas ainda tenho minha conta, por isso vi seu post.
    Espero ter ajudado!!!! Mantenha contato!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito difícil crescer com transtorno alimentar, crescer e não tomar conta de ele é que esta dominando a sua vida. Daí você vê todos seus amigos convivendo sem isso e sendo "felizes". Claro, cada um tem seus problemas, longe de mim pensar que o quintal do vizinho é mais verde, porém, convivemos com problemas iguais aos da infancia. Espero que com a maturidade adquirida com o tempo eu possa me livrar deste transtorno ou pelo menos saber conviver com ele até cessa-lo.
      Quando tiver com o blog ativo, por favor me passe, espero que esteja bem! Beijos flor!

      Excluir
  2. Então, se me permitir, gostaria de lhe dar um conselho:comece mudando o maior problema de sua vida, o T.A., eu acho que procurando uma nutricionista você poderia ter grandes mudanças, claro que tem horas que tudo é muito cansativo e percebo isso só no seu escrever, portanto mude esse primeiro aspecto, converse com sua nutricionista, peça um cardápio equilibrado, dicas em gerais que poça lhe fazer comer menos, comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo e podres te manter satisfeita o dia inteiro, já mais desista de você, saiba que pelo menos tentar tem que ser possível, por isso que eu te peço, se não está dando conta de lidar ou cuidar da sua alimentação, jogue nas mãos de um profissional, queria eu ter essa oportunidade agora, acho que eu estaria livre da compulsão alimentar e se caso decidir procurar um nutricionista aproveite pra perguntar TUDO que você queira saber. Nada vai se estabilizar do dia pra noite, muito menos é muito tarde para se mudar, você precisa elaborar tudo que quer daqui pra frente, o que realmente equilibrado conta dr fazer, o que pode fazer para conseguir o que quer, o que está no seu possível, o que realmente quer da sua vida daqui pra frente... Elabore, planeja, pense e tente mudar demora pressa, e se não der certo lá na frente, tente novamente, viver sem desistir das coisas é de ontem vem às motivações, tipo, se auto-motovar a melhorar cada vez mais, porém sem de cobrar tanto pois você não precisa ser perfeita e sim feliz, conseguir realizar o que deseja sempre no possível... Você precisa pensar positivamente. Percebi que você tem talento quando o assunto se trata de maquiagem, se não fosse assim às pessoas não notariam, você já chegou a pesar um peso tão baixo que pode ser considerado um peso infantil, quanta determinação pra emagrecer em, você já me superou, outrofoto é que você escreve muito bem e sabe-se expressar através disso, querida, isso não e pra qualquer um, já notei 3 qualidades em você, já tô aqui tentando imaginar às outras que você deve possuir pessoal e se você quiser pode melhorar inclusive às que já tem, meu anjo, mude, sério mesmo, abra um pouco sua vida pra novos horizontes, aliás se o atual não lhe faz bem, tudo indica que através de mudanças de dentro pra fora você encontrará uma nova estabilidade, melhores oportunidades de vidas, muitas coisas... Mas, não desista, pois se Deus te deu uma maravilhosa vida, é por que você merece viver, você merece ser feliz, você merece ultrapassar às barreiras da vida, você merece realizar seus sonhos, você não está viva atoà , você ê especial e pra ser sincero, pelo pouco tempo que tenho por aqui, eu gostei muito de você ê te desejo tudo de bom, sério mesmo. Que bacana o que você disse sobre a Marilyn, eu não conhecia esse lado dela, gostei de saber e imagino o qual interessante deveria ela ser como pessoa. Beijos e se precisar conversar, só me comunicar pelo WhatsApp que estarei às suas disposições. Se cuida em, você merece o melhor! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo, suas palavras são tão doces e ao mesmo tempo precisas, aprecio isso, é como se ouvisse minha avó conversar comigo, e isso é bom!
      Eu já fui a tantos psiquiatras, nutricionistas, endocrinologistas, psicologos e até acupuntura! E devo te dizer, não dei a chance para eles, pois sempre achava que minhas regras eram as melhores e as que só eu entendia. Talvez você esteja certo quando fala para eu ir a uma nutri e tentar melhorar, mas isso realmente tem que partir de uma força aqui dentro, enoooorme.
      Te adicionei no whats, vou puxar assunto contigo e lá continuaremos. Obrigada por me acompanhar. =)

      Excluir
  3. Identificação nível mil. Comecei com 14 hoje tenho 24 e não tenho desejo de sair da cama ao mesmo tempo que cumpro minhas obrigações e faço teatro de pessoa normal. Não tenho habilidade com maquiagem no entanto, a não ser a necessária para cobrir olheiras e colocar um pouco de blush para a palidez não parecer "doente"(como minha mãe sempre diz/pergunta qdo me vê sem), um rímel porque é fácil e voilà tou pronta pra vida. Qdo tou mt deprê saio sem nada mesmo e que o mundo tenha que lidar com uma deprimida, porque eu mesma não tenho força pra esconder mais.

    ResponderExcluir